top of page

Carta do Gestor - Janeiro de 2024.

O mês de Janeiro não começou bem para o mercado brasileiro, mesmo diante das altas nas principais bolsas do mundo. Foi uma espécie de “ressaca”, após as fortes elevações de preços ao final de 2023. O S&P 500 subiu 1,3% e o Nasdaq 1,4%. O Ibovespa, na contramão, caiu 4,8%. Nossos fundos GTI DIMONA, GTI HAIFA e GTI NIMROD tiveram quedas de 9,97%, 10,11% e 9,89%, respectivamente. O dólar teve apreciação de 2% em relação a cesta de moeda, igualmente em relação ao Real.


Os discursos dos membros do FOMC têm tido tons diferentes e bastante sensíveis aos dados econômicos, ora em relação ao deflator do PIB e CPI, ora em relação ao mercado de trabalho, sempre tendo no horizonte a convergência da inflação para 2% ao ano, mas atentos aos sinais da desaceleração da atividade econômica e seu esperado pouso suave.


No Brasil, a inflação segue em linha com as expectativas, comportada, com o IPCA de 2023 fechando em 4,6%, próximo do teto superior da meta, de 4,75. Tivemos a quinta redução de 0,50% na Taxa Selic para 11,25% ao ano nesta semana e o mercado trabalha hoje, majoritariamente, com a expectativa de mais 3 cortes desta magnitude, trazendo a taxa Selic para baixo de 10% ao ano ao final deste primeiro semestre.


O descolamento de nosso mercado em relação ao exterior se deve a uma combinação técnica, culminando com a saída de recursos de estrangeiros da bolsa, após as fortes altas de final de ano com sinais negativos emitidos pelo Governo Brasileiro, sempre no sentido de maior intervencionismo na atividade econômica e pouca disposição para a redução de despesas.


O Governo insiste em acabar com a desoneração nas folhas de pagamentos, mesmo que isso gere um desgaste com o Congresso Nacional, que defende a sua continuidade. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ainda tenta costurar algum tipo de acordo utilizando a tributação sobre o e-commerce de importações abaixo de USD 50 como medida para compensar a perda de arrecadação, mas que devido a sua impopularidade, não tem avançado.


O Governo Brasileiro também insiste no crescimento real de 0,6% das despesas, mesmo diante de expectativas menos positivas quanto a arrecadação. Como consequência, temos uma disputa política em torno do contingenciamento de gastos ao longo do ano de 2024. O Governo Federal defendendo um teto, que chegaria a R$ 23 bi, para atender ao crescimento das despesas previsto no Arcabouço Fiscal enquanto o Congresso tenderia a buscar a defesa do equilíbrio primário, obrigando a um maior contingenciamento.


A grande interferência do Governo e mais temida pelo mercado se deu diante das especulações de que Lula queria o ex-Ministro Guido Mantega no comando da maior mineradora nacional. A Vale é hoje uma grande Corporação onde o Governo Federal tem apenas a Golden Share, sem valor econômico e apenas o direito de votar em determinados temas como por exemplo a mudança do domicílio fiscal. A participação do Governo no capital da empresa se dá de forma indireta através da PREVI, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil e da CEF, mas que não chegam a 10% do capital da empresa.


Tal como se fosse uma ameaça, o Ministério Público veio com uma nova multa multibilionária sobre a VALE devido ao acidente de Brumadinho e de quebra o Governo ameaça cobrar mais alguns bilhões pelas renovações de concessões ferroviárias já acordadas pela empresa no Governo anterior.


O minério de ferro também teve queda de 3,7% no mês devido aos sinais ambíguos vindos da China, que ainda segue cautelosa em suas políticas de estímulo econômico. Tudo isso levou as ações da Vale, nossa maior posição, a uma queda de 12% no mês. Em sentido oposto, as ações da Petrobrás tiveram alta de quase 9%, seguindo a elevação de 5,4% no preço do petróleo e a elevação nas tensões do Oriente Médio após o ataque dos rebeldes Houthis a uma base norte-americana na Jordânia matando 3 norte-americanos.


Além da Vale, Gerdau e CBA sentiram a queda nos preços das commodities metálicas e tiveram quedas expressivas. As empresas voltadas mais para o consumo interno também sofreram quedas importantes, algumas apenas por questões técnicas, já que não houve informações relevantes e que justificassem esse comportamento de preços.


 Acreditamos que muitos dos ruídos acima colocados devem se dissipar ao longo dos próximos meses, exceto os pertinentes ao conflito no Oriente Médio, onde acreditamos que a temperatura possa continuar alta por um período mais longo, principalmente se os EUA promoverem ataques diretos a instalações Iranianas.


Esperamos também que o Congresso Nacional comece a dar mais trabalho ao Governo Central ao dificultar a elevações de despesas de forma pouco responsável, o que contribuiria para assegurar a atual trajetória da taxa doméstica de juros.



 

Alocação setorial - GTI Dimona Brasil FIA

 

Atenciosamente,

André Gordon.

Comments


bottom of page